Publicado em Deixe um comentário

O que é necessário para solicitar um empréstimo bancário?

empréstimo pessoal

Empréstimo pessoal é um recurso de crédito que pode salvar nossa vida em um momento de urgência. Solicitar empréstimos não é tão difícil quanto parece, mas é necessário seguir alguns passos e ter os documentos em mãos antes de iniciar o processo de busca por esse crédito.

Para realizar um empréstimo pessoal em uma instituição financeira, é necessário pesquisar pela mesma antes da contratação, pois é importante que a instituição escolhida seja credenciada pelo Banco Central.

Nos empréstimos pessoais não são pedidos garantias, como bens e veículos, contando com taxas de juros mais altas por esse motivo. Já os empréstimos consignados e financiamentos, os mesmos podem exigir garantias, ofertando por conta disso taxas mais atrativas.

Antes de fechar negócio, é importante avaliar as taxas de juros mensais e anuais do contrato, e observar o Custo Efetivo Total, onde constam as despesas, encargos, taxas de juros e qualquer outro valor cobrado, para saber se realmente vale a pena a contratação do empréstimo. Para facilitar a pesquisa e busca para o empréstimo ideal, é interessante criar uma tabela, com os valores de cada um, para melhor visualização.

→ Qual a menor taxa de juros para seu empréstimo?

O que preciso para solicitar um empréstimo?

Para solicitar um empréstimo, é necessário ter em mãos os documentos pessoais como RG, CPF, comprovante de residência e em alguns casos o comprovante de renda. Cada instituição trabalha com um tipo de cadastro, mas esses são os documentos mais comuns de serem pedidos.

Cada instituição financeira trabalha com suas regras, e as mesmas costumam ser diferentes de uma instituição para outra. Mas, as pessoas aptas a solicitar empréstimos são brasileiros ou residentes fixos no país, com mais de 18 anos e menos de 79 anos. Algumas empresas oferecem crédito para negativados, mas em sua maioria, precisam ter um bom histórico de pagamento no mercado, com o “nome limpo”.

Solicitar uma simulação de empréstimo é algo aberto a todos. Porém, nenhuma instituição tem obrigação de fornecer crédito a todos. Como dito acima, cada instituição financeira trabalha com uma análise de dados e suas condições. Mas, na maioria das vezes, se o cliente possui bom relacionamento com o mercado, nome limpo, bom histórico de pagador, consegue com facilidade realizar um empréstimo.

Às vezes, o cliente não consegue um valor alto, por conta de sua renda não ser suficiente para arcar com essa dívida, o que leva muitas pessoas a frustração. Mas, nenhuma instituição financeira vai liberar um crédito onde a pessoa não possa pagar.

Diferente do financiamento, onde a pessoa precisa expor o motivo pelo qual busca o crédito, no empréstimo não há necessidade de demonstrar o motivo pelo qual usará o dinheiro. Mas, por esse motivo é que as parcelas possuem maiores taxas de juros. Em modalidades de empréstimos com garantias, as taxas podem se tornar mais atrativas.

Para conseguir um empréstimo, também é importante possuir uma comprovação de renda fidedigna. Em casos de assalariados, o holerite já é suficiente. Para MEI e profissionais autônomos, é necessário comprovar renda através de extratos bancários e até mesmo da declaração do Imposto de Renda como comprovante. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *