Se você está pensando em contratar um crédito pessoal, leia este artigo antes!
Hoje vamos te ajudar com algumas dicas fundamentais na hora de fazer seu empréstimo. Dicas que podem fazer com que você não cometa alguns dos erros mais comuns e acabe dificultando a sua vida financeira.
Pedir um empréstimo pessoal para resolver uma pendência no orçamento, em muitos casos, é a única ou a melhor alternativa. Mas, se realizado de forma impulsiva e sem planejamento, pode comprometer a sua saúde financeira e te deixar em maus lençóis.
Sabendo disso, saiba como evitar os principais erros na hora de pedir um crédito pessoal.
Pesquise as condições do crédito pessoal antes
Apesar da urgência e de algumas condições de crédito parecem fantásticas… nem tudo que reluz é ouro. Se informe atentamente antes de fechar negócio sobre as taxas de juros e possíveis encargos, além de opções e prazo de pagamento.
Muitas vezes, o mais fácil acaba saindo caro no fim das contas. Bancos e operadoras que costumam facilitar demais na hora da contratação podem estar pregando uma verdadeira peça.
De costume as modalidades de crédito pessoal que possuem mais facilidade, são as que mais possuem juros e tributos escondidos em suas cláusulas. Faça as contas da diferença do valor que está sendo contratado para o valor pago no final de tudo. E, em hipótese alguma, pense que “é só uma parcelinha”. No fim das contas, essa pequena parcelinha pode comprometer todo o seu orçamento mensal a médio e longo prazo.
Se você não está afim de entrar em uma bola de neve, PESQUISE e leia as cláusulas contratuais com bastante atenção. Deixe a euforia para outro dia.
Verifique também a possibilidade de antecipação de parcelas com desconto. Dessa forma, você pode antecipar o pagamento da sua dívida pagando bem abaixo do valor final.
Se informe também sobre as possibilidades de empréstimo que existem no mercado e entenda se o crédito pessoal é realmente a melhor opção para a sua situação momentânea.
Se não puder pagar, não contrate
Este erro é o mais comum de todos, apesar de parecer besteira.
Muitas pessoas acreditam que contratar um empréstimo é a melhor opção, porque aparentemente o valor das parcelas é razoável ou “tranquilo” para pagamento. Mas, se esquecem que esse pagamento deverá acontecer todos os meses por um período que pode ser longo demais.
Ao começar o pagamento, as parcelas praticamente não pesam, mas com o decorrer do tempo ou dos anos, esse valor deixa de fazer sentido e começa a se tornar um incômodo.
Um simples e comum exemplo: a contratação de um empréstimo para realizar uma viagem. A mesma viagem é realizada em 5 dias e será necessário pagar por ela durante 2 ou 3 anos (pra mais). Essa dívida pode acabar atrapalhando novos projetos futuros. Por isso, pense com cautela antes de contratar um crédito pessoal.
Além disso, você precisa estar preparado para pagar apenas aquilo que é cabível dentro do seu orçamento mensal. Não caia na ilusão de contratar parcelas que fogem da sua realidade.
Na maioria dos bancos, o atraso por não cumprimento do pagamento pode gerar multas absurdas, aumentando sua dívida e causando transtorno financeiros. Há casos de dívidas milionárias ou penhora de bens por conta de inadimplência bancária.
Se atente ao prazo inicial e final do empréstimo! Escolha parcelas que sejam mais fáceis de quitar em menos tempo, mas preste atenção no valor dessas parcelas.
Leia o contrato do crédito pessoal atentamente
Se eu pudesse escolher apenas uma dica, essa seria suficiente.
Antes de contratar qualquer crédito pessoal ou qualquer modalidade de empréstimo, LEIA O CONTRATO e preste muita atenção em cada cláusula.
Muitas pegadinhas acontecem nas letrinhas miúdas que costumamos abrir mão de olhar. Não tenha preguiça e chame aquele amigo advogado, se for necessário, para saber se você está sendo prejudicado em algum momento. O BANCO NÃO É SEU AMIGO e você precisa estar ciente de qualquer condição que possa te desfavorecer.
Por fim, busque saber quais são as condições de pagamento, taxas e encargos, o que ocorre no caso de inadimplência, qual a possibilidade de negociação, como controlar o pagamento e, até mesmo, possibilidade de antecipação com desconto.
Não abra mão de fazer uma boa pesquisa com antecedência. Seu bolso agradece!