Publicado em Deixe um comentário

Empréstimo ou financiamento: qual é melhor pro meu caso?

financiamento

Empréstimo ou financiamento? O que você precisa saber sobre cada um deles para fazer a melhor escolha.

Em algum momento, você deve ter precisado ou irá precisar de um crédito para realização de algum objetivo, ou pagamento de contas. São várias as opções de crédito que encontramos no mercado, sendo elas cartões de crédito, consórcios, carta de crédito, financiamento, empréstimos, entre outros.

Entre as diversas formas de crédito, temos o financiamento e o empréstimo, que muitas pessoas acham que é a mesma coisa, mas vamos provar que não são e ainda te mostrar qual o melhor tipo para você.

Primeiramente, vamos entender a diferença entre empréstimo e financiamento. Para a contratação de um empréstimo, não há necessidade de informar o motivo pelo qual você está buscando esse crédito. Você precisa apenas saber a quantia que precisa e o motivo é guardado para você. Já no financiamento, é necessário ter um objetivo, e informá-lo, como a compra de imóvel ou bem, por exemplo.

Em ambas as modalidades de crédito, você receberá um valor em dinheiro, para um determinado motivo em uma certa empresa financeira, para pagar parcelado ao longo de meses ou anos, com determinados juros.

Esta é a maior diferença entre empréstimo e financiamento.

No empréstimo, você entra em contato com o banco ou empresa financeira, utiliza o limite pré aprovado ou solicitar outro limite, é realizado uma análise de crédito para saber se a pessoa está negativada ou com o CPF em dia, além da análise de renda. Existem várias modalidades de empréstimo, sendo elas com ou sem garantias de bens para a regularidade de seus pagamentos caso venha a falhar. No caso de garantia, os juros costumam ser menores por conta de já ter um pagamento garantido em caso de inadimplência.

Nos casos de financiamento, também há comprovação de renda, endereço e consulta ao CPF, para avaliar o perfil do cliente e suas atribuições.

Além dessas diferenças, podemos listar as taxas de juros, que no caso do financiamento costumam ser menores que dos empréstimos, pois o bem ou imóvel financiado permanece alienado ao banco ou instituição financeira até a quitação do financiamento, diferente do empréstimo, que no caso de empréstimos com garantia por exemplo, só retira do cliente em caso de inadimplência, e nos casos sem garantia, não possui nenhuma alienação.

O mercado tem crescido muito e evoluído ao longo dos anos. Ao pensar em adquirir um crédito, é importante analisar todas as opções disponíveis, entre valores, vantagens, desvantagens, taxas e juros, analisando qual o melhor que se encaixa no seu perfil e objetivo.

Entre os tipos de empréstimos, encontramos o empréstimo pessoal, que é o mais comum, o com garantia de imóvel ou veículo como explicamos acima, o com garantia de investimentos, empréstimo para negativados, empréstimo consignado descontado em folha de pagamento automaticamente, entre outros.

E entre os tipos de financiamento, encontramos o financiamento de veículos, de imóveis, financiamento coletivo onde é arrecadado fundos  por pessoas para um projeto em específico, financiamento estudantil, entre outros.

Para escolher entre ambas as opções, é necessário analisar e levar em consideração o seu desejo e orçamento mensal, e analisar qual o modelo que se encaixa melhor com seu objetivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *